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Landing Page: Tudo o que você precisa saber

Landing Page: Tudo o que você precisa saber

A landing page pode ser uma ferramenta poderosa para a sua estratégia de vendas e tem o potencial de aumentar consideravelmente suas vendas.

Isso acontece pois uma boa landing page é montada com todos os elementos voltados à conversão.

Normalmente a página terá menos conteúdo do que um site normal, porém com informações mais relevantes e que chamem a atenção do visitante. 

O principal objetivo de uma landing page (também chamada de “land page” no Brasil) é de transformar os visitantes em Leads ou ainda conseguir uma venda ao longo da própria página.

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Assim você pode imaginar como isso é importante no marketing do seu e-commerce.

Nesse artigo vou apresentar todo o conceito básico de landing page, motivos para você criar algumas, como você pode criar uma landing page de alta conversão e ainda citar alguns exemplos de boas páginas.

O que é Landing Page?

O termo Landing Page (que pode ser traduzido como página de aterrissagem) originalmente definia toda página que um usuário acessava para entrar em um site.

Tanto que, se você utiliza o Google Analytics em inglês, uma das dimensões de comportamento apresentadas é “Landing Pages”, que na versão em português da ferramenta é substituída por “Páginas de destino”.

Então, se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem. Já se digita o endereço do seu site na barra de URL, “aterrissará” na home.

Mas, no contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page uma página criada com um objetivo único: a conversão.

Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal.

Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão

Principais tipos de Landing page

Landing Page: Página de captura

Essa Página de captura de email foi construída com o WOLF WP e o Plugin nativo do Tema WP SIMPLE BUILDER. Acesse o Wolf WP aqui >>

Landing Page: Tudo o que você precisa saber

Uma landing page de captura normalmente tem um título, um pequeno texto explicando o benefício de preencher o formulário, uma imagem e/ou vídeo e logo em seguida o formulário a ser preenchido.

Com esse tipo de página você está buscando conseguir informações importantes sobre o seu cliente para poder fazer uma campanha de retargeting especialmente para ele.

Esse cliente já demonstrou interesse no que você tem a oferecer, portanto, as chances de você convertê-lo são bem maiores.

Landing Page: Página de vendas

Essa é uma landing page que vai mais direto ao ponto, tornando-a uma boa opção para mostrar para clientes que já tem um certo interesse pela sua oferta.

Mas nada impede que você jogue tráfego frio para ela também.

O melhor jeito de criar uma landing page de vendas não é simplesmente jogar especificações técnicas ou fatos, aqui você deve trabalhar com os benefícios do seu produto e tentar despertar um desejo forte em seu visitante.

Demonstre que sua oferta é a solução para as dores que o seu cliente tem, deixe bem claro tudo que ele pode ganhar ao adquirir seu produto.

Eu considero indispensável ter uma seção onde você apresenta todos os benefícios do produto/serviço, assim o visitante verá o verdadeiro valor do que você está oferecendo.

Se for possível, insira uma seção com depoimentos de cliente que já fecharam negócio e também uma seção de perguntas mais frequentes.

Isso reduz bastante a fricção e deixa o visitante mais à vontade para comprar com você.

E ao final da página você apresenta os preços do seu produto e insere um botão de CTA, convidando seu visitante a fechar a compra, enviando ele para o checkout.

Veja um modelo de página de vendas, para se inspirar!

Modelo de Landing Page

Por que ter uma landing page no site?

Landing Page: Tudo o que você precisa saber

Utilizar landing pages em seu site ou estratégia de marketing faz com que você tenha ofertas mais específicas para o público certo, aumentando a taxa de conversão.

Além disso, páginas com formulários de captura são extremamente valiosas para a geração de novos leads.

Esse leads podem se transformar em novas vendas ou ainda servir para você criar públicos personalizados ou semelhantes em suas campanhas de anúncio no Facebook ou Google.

E por fim, sei que esse é um ponto bem subjetivo, mas eu creio que as landing pages dão mais propriedade ao seu site e/ou produto.

Ter uma página bem elaborada faz com que as pessoas tenham uma percepção melhor do seu negócio.

Se você se esforçar em criar algo bonito, as pessoas notarão isso e terão mais confiança em sua loja.

O que deve ter em uma landing page?

O conteúdo de uma landing page varia de acordo com o tipo de página que você está criando. Mas de maneira geral tem alguns elementos que são praticamente essenciais em qualquer página.

Título e subtítulo

É aqui que você vai conquistar – ou não – a atenção do seu visitante. Você pode ser absolutamente a melhor copy do mundo na descrição da oferta, mas se seu título e subtítulo forem fracos sua taxa de conversão provavelmente vai ser muito ruim.

O fato é que a maioria das pessoas leem apenas o cabeçalho da página e saem da página. Segundo esse artigo, apenas 3 em cada 10 pessoas leem uma notícia por completo, podemos dizer que o mesmo vai se aplicar às suas landing page.

Se você não fisgar o visitante nessas duas primeiras seções, sua oferta já era. Você precisa deixar bem claro no título e subtítulo o valor do que você está prestes a oferecer.

Imagens e vídeos

Imagens de alta qualidade passam a impressão de que você realmente tem uma oferta de qualidade. E quando eu digo qualidade não me refiro apenas à resolução ou o fato de ser uma foto profissional, às vezes faz mais sentido ter uma boa foto amadora numa seção de testemunhos, por exemplo.

Através das imagens e vídeos é possível dar uma boa identidade visual para sua landing page e complementar as forças do copywriting. 

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Sem contar que elementos visuais são muito mais agradáveis aos olhos do que uma grande parede de texto, é aí que nós percebemos que o ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras” realmente faz sentido.

Só tome cuidado para não carregar sua página com imagens ou vídeos pesados, isso com certeza vai comprometer a velocidade de carregamento e espantar os visitantes. Lembre-se que a maior parte dos acessos hoje em dia vem de dispositivos móveis e que a internet móvel no Brasil pode ser terrível em vários lugares.

CTA – Call to action

Acho que uma landing page sem um CTA nem pode ser chamada de landing page. Um bom CTA é absolutamente indispensável.

Outro termo do inglês, CTA significa chamado para a ação. São botões ou textos que chamam a pessoa para fazer tal coisa, normalmente comprar ou fazer o cadastro.

Na maioria das vezes você utilizará frases no imperativo para transmitir uma mensagem clara e direta ao ponto. Por exemplo:

  • Compre já
  • Garanta o seu
  • Inscreva-se na lista de espera
  • Receba o cupom de desconto

Você não precisa se prender às frases no imperativo, é possível usar também: “Comprar”, “Fazer cadastro”, “Sim, quero garantir meu produto” e por aí vai. Solte a sua imaginação.

Veja abaixo um modelo de Landing Page para se inspirar

Modelo de Landing Page

Copywriting – descrição da oferta

O tamanho da sua descrição vai depender do tipo de página que você vai criar, mas de qualquer maneira, esse é outro elemento que não pode faltar em sua landing page.

É aqui que você vai mostrar porque a pessoa deve adquirir seu produto ou serviço e quais são os maiores benefícios ao fazer isso.

Uma copy ruim pode acabar com sua página e manchar a sua reputação com o visitante, então tome bastante cuidado na hora de elaborar a descrição. Uma aposta segura é ser bem objetivo e direto no que você quer passar.

Oferta

Você não estaria buscando criar uma landing page se não tivesse algo a oferecer, não é mesmo?

Pode ser um e-book gratuito, um curso, o produto que você está vendendo ou até mesmo um cupom de desconto exclusivo para quem preencher o formulário, isso varia de acordo com sua estratégia.

Mas o ponto é: assim como não existe uma landing page sem CTA, não existe um jeito de ter uma LP sem oferta.

Seu cliente precisa perceber que existe algum valor em comprar o produto ou preencher o formulário.

Não dá pra simplesmente falar “Aqui está o formulário, preencha seus dados porque eu estou pedindo”.

Tem pessoas que procuram uma plataforma própria para Landing page, como é o caso do Framr.

Página inicial do Framr

Landing Page: Tudo o que você precisa saber

Se você ainda não conhece, o Framr é o construtor de landing page criado pela própria equipe do CartX, que é um dos maiores sites de ecommerce do Brasil, onde você pode iniciar a sua loja virtual gratuitamente e com recursos incríveis

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Com essa ferramenta você poderá criar suas próprias landing pages de maneira fácil e rápida sem perder em nada na parte visual.

Landing Page no WordPress

Já outras, procuram o WordPress aliado a um plugin muito famoso, que é o Elementor. Existe temas que fazem isso muito bem, que é o caso do WOLF WP, ao qual eu utilizo em meus projetos.

No vídeo abaixo eu mostro o passo a passo como você pode criar uma Landing Page de vendas utilizando o WOLF WP.

Conclusão

Depois de ler esse artigo por completo você já deve ter uma bela noção do que torna uma landing page atrativa e o que faz ela converter mais. E também já aprendeu a importância de adicionar esse recurso na sua estratégia de marketing.

Também citei alguns elementos que não podem faltar em landing page alguma, como cabeçalho, imagens e vídeos, oferta e um bom CTA.

Mostramos também como você pode criar uma land page de alta conversão do zero utilizando o construtor de landing pages Framr, que foi criado pela equipe do CartX.

E pra finalizar, ainda mostrei dois exemplos de páginas que convertem bem e expliquei o que fizemos em cada página e o motivo.

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Sobre o Autor

Wallace Fernandes
Wallace Fernandes

Wallace Fernandes é radialista formado pelo Senac/Rj, é locutor comercial, ator, apaixonado por dublagem, e amante de tecnologia. Hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais aqui no blog. Um Geminiano (com ascendente em aries!), determinado, movido a desafios e apaixonado por comunicação.

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