Gravadores-de-tela

Recurso bastante utilizado para criar vídeos tutoriais, saiba mais sobre as vantagens e quais os melhores gravadores atualmente disponíveis no mercado.

Porque usar vídeos em cursos EAD

Vídeos estão rapidamente se tornando o formato mais usado para transmitir informações online.

Na verdade, até 2021, estima-se que 80% do tráfego da Internet seja vídeo. Teremos de tudo, videoconferências, vídeos na educação a distância e, provavelmente, ainda mais vídeos de gatos em mídias sociais.

O que justifica toda essa adoração?

Bem, o vídeo é o ápice do faz e conta. Uma combinação de áudio e elementos visuais que trabalham juntos de uma maneira mágica para envolver pessoas, com gostos diferentes, e interessá-las sobre novos assuntos.

Para o ensino a distância, vídeos funcionam como uma forma da pessoa absorver informações através de vários estímulos, incluindo visual, auditivo, escrito e cinestésico.

Alguns preferem uma combinação de instrução visual e auditiva, outros aprendem melhor quando leem, e depois há aqueles que gostam de ser mais ativos no processo de aprendizagem.

Comece a Criar Thumbnails Íncriveis Hoje Mesmo e Gere Milhares De Cliques & Vendas

Thumbnails que vendem Topo da Pagina
botao comprar 27 min

Agora, a melhor coisa sobre o vídeo, é que ele engloba elementos de todos esses estilos de aprendizagem em uma única ferramenta. Isso explica porque um gravador de tela é um dos recursos mais interessantes do ensino EaD.

E pode apostar, o público está esperando mais do que monólogos e apostilas em cursos online. Eles estão procurando por conteúdo altamente envolvente.

Satisfazer essas expectativas pode parecer difícil, mas também é uma ótima oportunidade de inserir movimento em suas aulas online, deixando seu curso mais interessante.

Quais as melhores opções de gravador de tela

Existem várias opções de gravadores de tela gratuitos para download na internet.

Os softwares mais básicos simplesmente capturam o que está na tela e salvam em formato AVI, mas as ferramentas mais avançadas também possibilitam a edição, picture-in-picture, streaming ao vivo e otimização.

No entanto, é preciso ter cuidado, muitos gravadores gratuitos adicionam marcas d’água na tela e permitem a gravação de um número determinado de vídeos antes de começarem a exigir pagamento.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa das opções e escolher o software certo antes de começar a gravar.

Para ajudar você a selecionar o melhor gravador de tela, analisamos cinco dos softwares gratuitos mais usados atualmente.

OBS Studio

gravadores-de-tela-OBS-STUDIO

O OBS Studio é um excelente gravador de tela para capturar ou fazer transmissão ao vivo do que acontece no seu computador.

Entre suas principais características, podemos citar:

  • Streaming e gravação em HD;
  • Não há restrições quanto a duração do vídeo;
  • Filtros para fontes de vídeo;
  • Captura e mistura de vídeo/áudio em tempo real;
  • Misturador de áudio intuitivo com filtros por fonte.

Para os gamers, o OBS Studio é facilmente o melhor software de captura de tela.

Ao contrário do FRAPS, imensamente popular (que só permite gravar por 30 segundos a menos que você compre uma licença), o OBS Studio tem código aberto, e não apresenta restrições de uso.

Gravador de tela open source, o OBS suporta tanto streaming quanto gravação em alta definição, sem limitações sobre o número ou o comprimento de suas criações.

Você pode transmitir ao vivo para Twitch ou YouTube, salvar projetos e voltar a eles mais tarde, ou codificar suas imagens no formato FLV e salvá-las no local.

O OBS Studio é capaz de capturar vídeos no modo tela cheia, com teclas de atalho personalizáveis para controlar a gravação.

O software também consegue fazer pleno uso das CPUs multi-core para melhorar o desempenho e pode gravar a 60FPS (ou até mais).

Pode demorar um pouco para você conseguir configurá-lo exatamente como quer, mas OBS Studio é de longe o melhor e mais poderoso gravador de tela para jogadores e criadores de vídeos online.

FlashBack Express

gravadores-de-tela-flashback

Com vários recursos, o FlashBack Express é ideal para criar seminários, demonstrações ou materiais de treinamento, permitindo adicionar texto, som, comentários e uma variedade extensa de funções com alta qualidade.

Principais características:

  • Interface bem projetada;
  • Editor de vídeo built-in;
  • Permite fazer anotações durante a gravação de forma rápida e fácil;
  • Permite iniciar e parar a gravação em horários definidos ou quando os aplicativos são executados e fechados;
  • Captura de tela e áudio simultâneas através de microfone, alto-falantes ou outras fontes.

Apesar de ser uma versão gratuita de um programa pago, o FlashBack Express não coloca marcas d’água ou impõe limites de tempo, além de vir equipado com recursos e ferramentas que competem com muitos programas premium.

Sua interface é menos intimidadora do que OBS Studio e, por isso, se você nunca usou um gravador de tela antes, é uma excelente escolha.

O software permite gravar a tela inteira, uma janela, uma área selecionada ou uma webcam.

Depois de terminar, a gravação aparecerá em um editor simples, onde você pode cortar e editar como preferir e, em seguida, exportar o material para o YouTube, um servidor FTP, ou o seu computador.

Além desses recursos relativamente convencionais, o gravador pode automaticamente escurecer senhas digitadas e que aparecem na tela, substituir seu papel de parede por um plano, esconder ícones do desktop, e destacar o ponteiro do mouse para que o espectador consiga acompanhá-lo com mais facilidade.

Não há limite de duração para as suas gravações a menos que você mesmo decida definir um, o que pode ser útil se há uma chance de você deixar acidentalmente o gravador ligado.

Também é possível dividir gravações longas em pedaços, o que é ótimo quando os arquivos são muitos grandes e pesados.

Uma limitação desse gravador de tela é que ele permite salvar o vídeo apenas em WMV. Para salvar em outro formato é preciso adquirir uma das versões premium do programa.

Apowersoft

gravadores-de-tela-apower

Gravador de tela gratuito e baseado na web, não é necessário baixar o software para utilizá-lo.

Vantagens do programa:

  • Sem limites de tempo ou marcas d’água;
  • Possível exportar em MP4, WMV, AVI, ASF, FLV, MPEG, VOB e GIF;
  • Permite captura de áudio e vídeo simultaneamente;
  • Permite a gravação de múltiplos vídeos de webcam lado-a-lado usando serviços de chat como Skype, GoToMeeting e outros;
  • Possível adicionar linhas, textos, informações, destaques e mais de forma fácil e rápida;
  • Permite adicionar cores, formas, notas, ícones e setas durante a gravação.

Se você quiser gravar uma apresentação, demonstração ou tutorial, o Apowersoft é uma ótima solução.

A primeira vez que for usar esse gravador de tela, o programa irá solicitar que você baixe um pequeno aplicativo.

Após sua instalação, você irá receber uma barra de controle com mais opções do que encontra na maioria dos softwares desse tipo.

O programa permite a captura de imagens do desktop ou de uma webcam, e a gravação de áudio a partir do seu PC, microfone, ambos ou nenhum.

Você pode gravar a tela inteira, selecionar uma área manualmente ou escolher uma das resoluções predefinidas – ideal se você está gravando um vídeo para o YouTube, por exemplo, e não quiser usar um editor a parte para redimensioná-lo depois.

O Apowersoft também oferece atalhos de teclado personalizáveis para maior agilidade e conveniência.

Você pode escolher se quer ou não incluir o cursor na gravação e até mesmo adicionar anotações durante a captura.

Assim que o material estiver pronto, o usuário pode salvar a gravação como um arquivo de vídeo ou GIF, enviá-lo diretamente para o YouTube ou Vimeo, ou enviá-lo para o Google Drive ou Dropbox.

Também é possível editar o vídeo. Se selecionar a opção de edição, irá baixar um componente adicional, o Apowersoft Video Editor, que permite fazer ajustes simples antes de exportar.

CamStudio

gravadores-de-tela-cam-studio

O CamStudio é um gravador de tela que permite criar vídeos no formato AVI que podem ser convertidos para o formato Flash (SWF).

Principais vantagens:

  • Opções de visualização da tela dão flexibilidade e controle ao usuário;
  • Produz vídeos em formatos leves e populares (AVI e SWF);
  • Opção de usar cursores personalizados;
  • Permite gravar áudio.

O programa possibilita a gravação da tela inteira ou apenas uma seção dela, além de reduzir ou aumentar a qualidade dependendo do tipo de material que você deseja criar.

Sem recurso próprio de edição,  se necessário, o vídeo gerado no formato AVI pode ser editado posteriormente usando outros programas.

Ao final da gravação, o CamStudio inicia um processo automático de compactação, o que facilita caso você tenha pouco espaço para armazenar ou deseje maior velocidade de publicação, envio ou compartilhamento do vídeo.

O maior destaque do aplicativo é a capacidade de produzir vídeos no formato SWF, que além de ser popular na web, é pequeno e leve.

Importante ter em mente que esse gravador de tela, apesar de fácil de usar, não possui versão em português, o que pode atrapalhar quem não está familiarizado com a língua inglesa.

SRecorder

gravadores-tela-srecord

Software para Windows conveniente e seguro que permite a captura de vídeo em alta qualidade, com ou sem som.

Funcionalidades do gravador:

  • Sem restrição de tempo;
  • Programa leve e fácil de usar;
  • Interface intuitiva;
  • Permite gravação simultânea de tela e áudio;
  • Possibilita compartilhar o vídeo criado nas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+;
  • Captação do áudio com alta qualidade.

O programa opera a partir de uma única janela, exibindo as funções principais na forma de botão para facilitar o seu uso.

Perfeito para criar apresentações e tutoriais, com o SRecorder você pode pode ir narrando a explicação ao mesmo tempo em que demonstra na tela o que é para ser feito.

A interface do programa é bem intuitiva. Não há qualquer tipo de opção avançada ou menus escondidos.

Permite que você grave a tela toda ou apenas uma área selecionada e, ao finalizar, o arquivo poderá ser salvo em MP4.

Por ser leve e não consumir muitos recursos do computador, é recomendado para quem não possui muito espaço ou memória em sua máquina.

Essas são algumas opções de gravadores de tela gratuitos que podem ajudá-lo a gravar ou transmitir vídeo com qualidade profissional a partir de seu desktop ou webcam.

Ferramenta ideal para gravar aulas mais dinâmicas e interativas para o seu curso online, escolha o programa que mais se adapta às suas necessidades.

banner curso locutor1 online 970x250 min

Tags: |

Sobre o Autor

Wallace Fernandes
Wallace Fernandes

Radialista, Locutor Publicitário, maratonista de Netflix, viciado em e-commerce, e empreendedorismo.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.