A Partir desse artigo a gente vai tratar de um assunto muito especial para quem trabalha com publicidade. É a confecção de uma DEMO.

Conteúdo deste Artigo:
1 – Saiba o que é um demo de Locução
2 – O que uma demo Comercial?
3 – Como montar uma demo específica
4 – O que devo colocar na demo?
5 – Demo de Locução para TV

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Você sabe o que é uma demo de locução?

A demo eficiente , é a demo que fala diretamente com quem você quer impressionar.

Você quer trabalhar com uma produtora de áudio e vídeo, que trabalhar com rádio, ou você quer trabalhar com televisão?

Dependendo do seu objetivo, é um tipo de demo diferente que você vai criar.

Eu vou abordar esse assunto com você com muita sinceridade, porque não é o mais desejado no mercado, que aumente a quantidade de locutores ou locutoras

Ou até mesmo que aumente no mercado, a quantidade de demos bem produzidas que vão chegar até as mãos dos produtores de TV, de Rádio, ou de Agências de Publicidades, dos produtores de áudio e vídeo.

Porquê? Quanto maior a quantidade de gente qualificada no mercado, maior é a concorrência.

Veja Também: 5 DICAS: Como ter sucesso na locução Publicitária

E é por isso que você não encontra por ai, na internet, ou em livros, detalhes bem verdadeiros, bem específico “sobre como produzir um material de boa qualidade“.

Justamente por isso, que não é do interesse geral que muitos bons profissionais invadam esse mercado que parece ser dominado por poucos.

Mas a gente vai tratar desse assunto, sim, e eu vou ensinar a você, como criar uma demo eficiente.

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Demo de Locução comercial

O que é uma demo comercial?

É uma demo voltada para o mercado publicitário, é aquele material em .mp3 de 1 (um) a 2 (dois) minutos no máximo, que você envia, para ser contratado, ser chamado para fazer trabalhos.

“Então você Já sabe que o tempo tem que ser de 1 a 2 minutos no máximo.”

Hoje em dia os diretores nas produtoras, a pessoa que trabalha com a seleção, eles não tem muito tempo pra ouvir, 3 ou 4 minutos de áudio.

Imagine que o cara recebe de 10 a 15 contatos por dia…

Se ele ouvir todos, já é um lucro. Então a sua demo tem que impressionar logo no início, e ser de preferência curta, sempre em .mp3.

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Aprenda de maneira fácil e sem enrolação a criar e produzir peças para o mercado publicitário de áudio e vídeo com qualidade profissional.

Quero saber mais

Você vai compilar vários arquivos ? em um único arquivo, e vai mandar pra onde você quiser trabalhar.

Não mande links de sites, links do Soundcloud, YouTube, links do seu site, não mande nenhum tipo de links.

Confeccione um único arquivo em .mp3, que é um formato leve, e fácil de circular pela internet, e de abrir em qualquer lugar

Mande para empresa que você quiser trabalhar.

Veja Também: Como ser um dublador em 10 passos

A sua demo comercial ela deve ter, não apenas 1 ou dois trabalhos de 30″ segundos, ela deve conter trechos dos seus melhores trabalhos. Sabe aquela hora do GOL?

Então, de todos os seus trabalhos, selecione de 4 a 5 tipos, e coloque de 10 a 15 segundos de cada um na sua demo publicitária.

Pode ser introdução de um comercial clássico, e em seguida, entra um comercial mais agitado, algum varejo, e sempre de 10 a 15 segundos de cada um.

“Não faça uma edição brusca de um comercial para o outro, pegue um momento que dê para fazer um corte adequado.”

Confira uma demo abaixo:

Então você vai compor o seu 1 minuto com o melhor do seus trabalhos.

Nunca se esqueça, não deixe os efeitos se sobrepõem a sua voz, o que tem que aparecer é muito mais a sua voz, o seu talento, e a sua interpretação.

Então não faça uma edição, onde os efeitos especiais se sobre coloquem a sua voz.

Um erro que eu acho muito comum, são as pessoas colocarem trecho de músicas, depois elas entram para falar com vários efeitos especiais, e depois entra a voz.

As pessoas hoje vivem impressa, não há tempo de ouvir bobagem, e se você encher linguiça com o seu material, você vai ficar para trás.

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Monte a demo de locução especifica para cada Rádio

Seu sonho é ser locutor (a) de rádio? Então vamos lá…

Tem também um jeito muito eficiente de você preparar o seu material. Escolha o tipo de rádio que você deseja trabalhar.

É uma Rádio Jovem?

Não adianta você mandar um tipo de locução clássica, e ao contrário, se é uma rádio clássica, adulta qualificada, não adianta você mandar uma locução jovem.

Então primeiro tem que identificar o perfil da rádio que você deseja trabalhar, e montar um piloto especifico para aquela rádio.

Exemplo 1 – Piloto rádio jovem

Exemplo 2 – Piloto rádio Popular

?”Ahh! Mas eu estou aceitando o que vier, não tem problema não, eu quero é trabalhar em qualquer rádio. É meu primeiro emprego, ainda estou no começo da carreira.”

Então! Monte várias demos.

Faça uma especifica para cada seguimento de rádio, seja ela, jovem, popular, adulta qualificada, e etc…

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E o que devo colocar na demo?

Coloque um anúncio e um “desanúncio” de música.

Desanúncio é uma palavra somente usada no mercado da locução, mas é quando a música está tocando e no final dela, ou por exemplo, de uma sequencia de 3 músicas, você anuncia da que está tocando para primeira da sequencia.

Por isso o termo “desanúncio”. Coloque uma notícia, no estilo de locução da rádio, e coloque um comercial, e em seguida, o seu nome, o seu telefone, uma apresentação sua.

Mas seja breve, faça isso em no máximo 1 minuto também.

Então você vai preparar isso para o seguimento de rádio que você quiser trabalhar.

EX: “desanúncio” de música, abaixo!”

Demo de locução para TV

Já para a televisão, você pode mandar o estilo da gravação da TV que você quer.

Por exemplo: No canal discovery channel, faz-se muita narração, conta sobre o Safári na África, e tudo mais

Pegue aquele trecho que você ache adequado daquele canal de TV que você quer trabalhar, e faça uma gravação naquele estilo.

Mostre para o diretor (a) que você está pronto para trabalhar lá, e que você não vai dar nenhum trabalho para eles.

É claro que muita das vezes o profissional não chega pronto, e vai aprender muito na empresa, com os diretores, com os editores, com o pessoal da gravação.

Mas você não vai deixar isso totalmente claro.

Use Referências

Observe outros locutores, como eles fazem a narração, tente fazer igual, siga as pessoas que você gosta, que você admira.

Isso eu digo até em toda a sua carreia, se você admira o estilo de carreira que teve Steve Jobs, leia os livros de Steve Jobs.

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Veja como ele geria o tempo, a carreira, as informações dele, o Networking.Isso tudo faz muita diferença na carreira do locutor.

Importante: Aprenda a marcar o texto para melhor interpretar

O locutor hoje, como a muito tempo, não é mais aquela voz bonita, e empostada, a pessoa que se impressionava com a voz.

Hoje em dia é um contexto de qualidade, que vão, desde a apresentação, profissionalismo, e a maneira como você se relaciona com as pessoas, o seu relacionamento interpessoal.

Eu espero que essa dicas, sobre o seu portfólio, a sua demo, realmente tenham sido muito úteis para você, e que você possa colocar em prática e começar a ganhar dinheiro, e ter sucesso na sua profissão.

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Até o Próximo artigo pessoal! ?


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Sobre o Autor

Wallace Fernandes
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Apaixonado por tudo que envolve o mecanismo da voz, criei esse site para disponibilizar além dos meus serviços, também poder influenciar outras pessoas com conteúdos relacionados ao Marketing Digital.

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