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Fala Galerinha da Locução, seja muito bem vindo (a) e hoje quero compartilhar com você 5 dicas para você ter sucesso na Locução Publicitária.

Mas para orientar, a gente não pode garantir 100% absolutos , não seria legal dizer isso, né?

Mas são 5 detalhes, 5 itens que vão colaborar e muito para você ter sucesso na Locução!

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Como ter sucesso na Locução

Muito bem! Essas 5 dicas que você vai dar agora, especialmente para quem está iniciando na locução, ou se você já está na área e de alguma forma que não está conseguindo executar bem.

Não está conseguindo conquistar clientes, não está conseguindo fazer uma demonstração comercial interessante, não tem ideia de como abordar novos clientes, novas propostas comerciais, e etc…

VEJA TAMB√ČM:

Então vou passar aqui 5 dicas que podem dar um norte pra você está conquistando mais clientes

Pra você melhorar também a sua presença como locutor, a sua demonstração comercial como locutor (a), como negociar isso e muito mais…

A PRIMEIRA DICA √ȂĶ

1. Estudar o Mercado de Locução

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Se você deseja realizar uma ação no mercado de locução, precisa saber como está esse mercado.

Uma das recomenda√ß√Ķes √© que voc√™ assista aos comerciais de TV, ou√ßa bastante R√°dio.

Obs: Ou√ßa mais comerciais no R√°dio do que M√ļsica

Você tem que consumir tudo de comercial no Rádio, para saber o que o pessoal anda fazendo

Quais s√£o as novas tendencia, o que est√° acontecendo no mercado publicit√°rio.

5 DICAS: Como ter sucesso na locução 1

Um outro detalhe importante também, é você segmentar!

Como assim segmentar?

Sim, é entender o teu perfil, onde você se encaixa melhor.

Estilos de Locução

1. Se √© numa locu√ß√£o de varejo: Estilo de locu√ß√£o que enfatiza as ideias de urg√™ncia (‚Äú√© s√≥ amanh√£‚ÄĚ, ‚Äú√© s√≥ neste final de semana‚ÄĚ) e oportunidade (‚Äúaproveite‚ÄĚ, ‚Äún√£o perca‚ÄĚ).

√Č utilizado principalmente em pe√ßas publicit√°rias ou promocionais.

2. Se é numa Locução Clássica / Institucional: Estilo de locução em que o foco é a credibilidade.

Costuma ser usado em pe√ßas publicit√°rias, institucionais, corporativas, e-learning, treinamentos, conte√ļdos educativos ou acad√™micos, campanhas pol√≠ticas, document√°rios, games, esperas telef√īnicas e URAs, entre outras aplica√ß√Ķes.

3. Se é numa Locução Coloquial / Natural: Estilo de locução próximo a uma conversa para criar empatia e proximidade com o ouvinte.

Pode ser empregado em pe√ßas publicit√°rias, institucionais, corporativas, e-learning, treinamentos, conte√ļdos educativos ou acad√™micos, campanhas pol√≠ticas, podcasts, document√°rios, games, esperas telef√īnicas, URAs e audiobooks entre outras aplica√ß√Ķes.

4. Se uma Locu√ß√£o Caricata: Estilo de Locu√ß√£o em que se Realiza Imita√ß√Ķes e Tipos Cr√≠ticos, Personagens e Caricaturas Vocais.

Costuma ser usado em pe√ßas publicit√°rias, conte√ļdos educativos, campanhas pol√≠ticas, Podcasts e games, entre outras aplica√ß√Ķes.

5. Se √© uma Locu√ß√£o Promocional: Estilo de locu√ß√£o t√≠pico de a√ß√Ķes promocionais, chamadas, vinhetas, teases e promos de programas de r√°dio, TV ou internet.

E Por ai vai…

Então nós temos diversos tipos de Locução, ao qual seu perfil vocal pode se dar melhor.

Então o legal é você entender esse mercado, saber onde você pode atuar melhor, onde você tem mais potencial mesmo para atuar, e você vai conseguir atender aquela demanda com muita QUALIDADE.

5 DICAS: Como ter sucesso na locução 2

Então estuda bastante o mercado, assista bastante comercial de TV, no cinema, preste bastante atenção nos comerciais que passam antes dos filmes

Veja como est√° sendo feito, como os locutores est√£o falando, e principalmente como eles est√£o interpretando.

A SEGUNDA DICA √ȂĶ

2. Pratique preços médios na Locução

Uma frase bem importante para você colocar na sua cabeça…

QUEM VEM POR PREÇO, VAI EMBORA POR PREÇO!

ūüė©Ahh! Mas eu estou come√ßando, como eu vou cobrar igual ao pessoal que j√° est√° no mercado a muito tempo?

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O que eu sugiro que você faça, é no estudo que você fizer para entender o mercado, entenda também qual é o preço médio que está sendo praticado.

Então o que você pode estar fazendo?

Liga para uma agencia de publicidade, liga para uma produtora de √°udio, para um est√ļdio, para uma produtora de v√≠deo

Enfim, veja quais são os preços praticados.

ūüíį E os valores que forem apontados, fa√ßa uma m√©dia, e cobre √† partir destes valores.

Não é porque você está começando, que você deve cobrar um valor lá embaixo para poder atender ao mercado.

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Se você estiver pelo menos dentro da média, você vai conseguir atender bem, estará aplicando valores interessantes no mercado, até para não desvalorizar a classe

E dentro de um preço médio, é interessante você conseguir ingressar no mercado.

Leia Também: Como eu precifico o meu trabalho de locução?

E quando você vai sentir o momento de entrar de vez com os preços praticados no mercado?

Quando voc√™ estiver realizado um bom n√ļmero de trabalhos, e o mercado j√° te conhecer, j√° saber quem √© voc√™, o seu perfil vocal, j√° saber o tipo de m√≠dia voc√™ pode gravar, e etc‚Ķ

E PARA ISSO N√ďS VAMOS PARA A TERCEIRA DICA

3. Tenha uma demo de Locução

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Todo locutor sabe muito bem a import√Ęncia que tem uma DEMO.

Se você é locutor, e não tem uma demo muito bem construída, tem alguma coisa errada ai, certo?

O que você acha interessante ter numa demo?

Pegar aqueles 8 minutos de gravação que você fez para um E-learning por exemplo e mandar para um cliente?

Pegar aqueles 3 minutos de um vídeo institucional que você gravou, e mandar para o cliente?

Não, esse não é o correto, esqueça isso!

O legal mesmo é você fazer um DEMO REEL, que nada mais é, um demonstrativo dos seus trabalhos.

O interessante é que esse demo reel, tenha mais ou menos, 1 minuto e meio, até 2 minutos no máximo.

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Dentro desse tempo você coloca pedaços de diversos trabalhos que você já executou.

Dentro de 2 minutos por exemplo, você pode colocar 20 segundos de cada trabalho que você já executou.

EXEMPLO: DEMOREEL EM V√ćDEO CLIQUE AQUI

EXEMPLO DEMOREEL EM √ĀUDIO CLIQUE AQUI

E o mais interessante ainda, é que você coloque trabalhos diferentes.

Para que agências, o cliente, o produtor, ou seja, a produtora que vai te contratar, tenha noção do seu trabalho

Até onde eles conseguem chegar com você, pra que ele conheça a versatilidade do seu trabalho.

Saiba o que é uma demoreel Nesse link

Saiba Também: Como montar uma DEMO de locução?

Então crie um bom demo reel, escolha aqueles trabalhos mais legais que você fez, e coloque ai dentro desses dois minutos, que vai ficar super legal.

A QUARTA DICA √ȂĶ

4. Como divulgar o seu trabalho de Locução

Depois que você criou o demo reel, você tem que distribuir esse material, para agências, produtoras, e diversos outros tipos de clientes que possa querer atender

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E como você pensa em fazer isso?

Entrar num site de uma agência, ou produtora, e catar aquele e-mail que está ali no site e enviar?

Ser√° que vai chegar, ser√° que n√£o vai cair no Spam?

Veja Também: Os 5 Aplicativos que todo Comunicador tem que ter

Eu acredito que a melhor maneira, é que você ligue para essa produtora ou agência, e pergunte pelo responsável do Casting Artístico.

Ou simplesmente diga: ‚ÄúSou locutor (a), gostaria de disponibilizar a minha demo, para quem devo encaminhar?‚ÄĚ

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Ai você vai ter um direcionamento exato, é um tiro certeiro na pessoa certa. Pode ser que essa pessoa não te responda, mas pelo menos caiu no e-mail do setor certo.

O interessante mais ainda, é que depois você ligue novamente confirmando o e-mail enviado.

Pode acontecer da pessoa não receber, ou então receber, e dessa forma, você faz com que a pessoa tenha curiosidade em ver o seu material.

E o mais importante é você ficar cadastrado no banco de dados deles, e se surgir algo no seu perfil, eles vão te chamar.

E o mais interessante ainda é criar um diferencial

E o que seria esse diferencial na Locução?

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Podem ser mil coisas… o importante é que você desperte a sua criatividade. Crie coisas interessantes, coisas inovadoras…

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Um exemplo muito legal, e ao mesmo tempo criativo, e que você pode estar utilizando, é fazer um case com seus trabalhos (KIT DE VOZ) num pendrive.

Porque as vezes voc√™ mandar e-mail sem indica√ß√Ķes de amigos, ou as vezes s√≥ pegando e-mail pelo site, nem sempre funciona.

Pode até funcionar, mas em pequena escala.

Então surgiu uma ideia, e que você meu caro locutor, pode estar utilizando

Criar um pendrive com sua marca, na verdade é um cartão de visitas com todos os seus dados, contatos, e o seu demo reel junto.

Veja Também: Principais cuidados que você precisa ter com a sua voz

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E nessa hora você não pode errar, produza um portfólio bem profissional mesmo para colocar nesse pendrive.

Uma ótima dica, é contratar um profissional que tenha acesso ao prédio da produtora, se for o porteiro desse prédio, melhor ainda, pois tem livre acesso e pode encaminhar o teu material.

Porque se você fosse pessoalmente levar esse material em cada agência, pode ser que você poderia esbarrar nessa falta de tempo desse pessoal para lhe receber.

Leia Também: Minha Experiência com a Gráfica online 360 Imprimir

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Basta você usar a sua criatividade, ter o bom senso em investir na sua carreira.

Porque isso tem um investimento, você tem que pagar o material a ser impresso, contratar uma gráfica, tem que criar o demo reel, colocar isso num pendrive

Enfim, uma maneira de como você deve abordar no mercado, como você deve chegar no seu cliente.

Chegue num modo inovador com um bom demo reel que isso será um diferencial para você.

E a quinta dica, e não menos importante, talvez até a mais importante entre as cinco

5. Que você seja natural na Locução

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Eu sempre falo isso, e repito milh√Ķes de vezes se for preciso, toda vezes que o assunto for locu√ß√£o, a gente tem que sempre abordar isso, NA-TU-RA-LI-DA-DE.

√Č super legal e normal ter um √≠dolo, mas n√£o √© legal voc√™ querer imita-lo. Voc√™ pode te-lo como referencia‚Ķ √© diferente, uma referencia, e uma imita√ß√£o.

Ahh! Mas o meu √≠dolo deu certo, ele estourou, ele √© um grande sucesso, ele √© famoso, faz muitos trabalhos‚Ķ ūü§∑‚Äć‚ôāÔłŹ

Sabe porque ele conquistou tudo isso?

Porque ele sempre foi natural, ele explorou os potenciais da voz que ele tem.

que é exatamente a mesma coisa que você tem que fazer. Um dos maiores diferencias que você tem é a sua voz, então nada melhor que você usa-la como seu beneficio.

A sua voz √© √ļnica, s√≥ voc√™ tem essa voz, s√≥ voc√™ tem esse jeito de interpretar. Ent√£o explore isso, muito mesmo‚Ķ

Leia esse artigo: 5 dicas importantes: Como ser um locutor de Sucesso

Agora querer imitar o seu ídolo, pode levar você ao ridículo, sem exageros, Vamos supor que eu seja um grande fã do Locutor Jorgeh Ramos

N√£o que eu n√£o seja, mas vamos supor que eu seja um master f√£ do cara.

Infelizmente ele faleceu em 2014, e deixou um legado de locução publicitária enorme.

Fez inclusive diversos traillers para o cinema, chegou a fazer mais de 10 mil traillers, e marcou os trailler no Brasil.

Quem nunca ouviu a voz do Locutor Jorgeh Ramos num Trailler?

Eu tenho muita certeza e segurança para lhe dizer, que se você usar a sua naturalidade, você vai conseguir navegar num mercado muito maior.

Explore o maior recurso que voc√™ tem como locutor (a) √© a sua voz √ļnica.

Então é isso locutores do meu Brasil varonil , foram as 5 dicas que te deram um norte para que você possa conquistar o mercado de locução publicitária de uma forma muito melhor

Consiga conquistar bons clientes, consiga entrar de vez no mercado publicitário e consiga ganhar bastante dinheiro, ficar famoso quem sabe, e dar muito certo, é isso que eu espero pra você!

Grande abraço, e até o próximo artigo!

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Sobre o Autor

Wallace Fernandes
Wallace Fernandes

Wallace Fernandes √© Profissional da Locu√ß√£o h√° mais de 20 anos. Conheci o Marketing Digital, apliquei no meu neg√≥cio, e fa√ßo parte dessa linha de Empreendedores Digitais. Quero poder compartilhar essa experi√™ncia com voc√™ atrav√©s dos conte√ļdos Gratuitos que disponibilizo por aqui e pelo meu Canal.

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