Fala Galerinha da Locução, seja muito bem vindo (a) e hoje quero compartilhar com vocĂȘ 5 dicas para vocĂȘ ter sucesso na Locução PublicitĂĄria.

Mas para orientar, a gente não pode garantir 100% absolutos , não seria legal dizer isso, né?

Mas sĂŁo 5 detalhes, 5 itens que vĂŁo colaborar e muito para vocĂȘ ter sucesso na Locução!

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Como ter sucesso na Locução

Muito bem! Essas 5 dicas que vocĂȘ vai dar agora, especialmente para quem estĂĄ iniciando na locução, ou se vocĂȘ jĂĄ estĂĄ na ĂĄrea e de alguma forma que nĂŁo estĂĄ conseguindo executar bem.

NĂŁo estĂĄ conseguindo conquistar clientes, nĂŁo estĂĄ conseguindo fazer uma demonstração comercial interessante, nĂŁo tem ideia de como abordar novos clientes, novas propostas comerciais, e etc…

ConteĂșdo deste Artigo:
1 – Estudar o mercado da Locução
2 – Estilos de Locução
3 – Pratique Preços MĂ©dios na Locução
4 – Ter uma demo
5 – Como divulgar o trabalho de Locução?
6 – Diferencial na Locução
7 – Seja Natural na Locução

VEJA TAMBÉM:

EntĂŁo vou passar aqui 5 dicas que podem dar um norte pra vocĂȘ estĂĄ conquistando mais clientes

Pra vocĂȘ melhorar tambĂ©m a sua presença como locutor, a sua demonstração comercial como locutor (a), como negociar isso e muito mais…

A PRIMEIRA DICA É…

1. Estudar o Mercado de Locução

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Se vocĂȘ deseja realizar uma ação no mercado de locução, precisa saber como estĂĄ esse mercado.

Uma das recomendaçÔes Ă© que vocĂȘ assista aos comerciais de TV, ouça bastante RĂĄdio.

Obs: Ouça mais comerciais no RĂĄdio do que MĂșsica

VocĂȘ tem que consumir tudo de comercial no RĂĄdio, para saber o que o pessoal anda fazendo

Quais sĂŁo as novas tendencia, o que estĂĄ acontecendo no mercado publicitĂĄrio.

Um outro detalhe importante tambĂ©m, Ă© vocĂȘ segmentar!

Como assim segmentar?

Sim, Ă© entender o teu perfil, onde vocĂȘ se encaixa melhor.

Estilos de Locução

1. Se Ă© numa locução de varejo: Estilo de locução que enfatiza as ideias de urgĂȘncia (â€œĂ© sĂł amanhã”, â€œĂ© sĂł neste final de semana”) e oportunidade (“aproveite”, “nĂŁo perca”).

É utilizado principalmente em peças publicitárias ou promocionais.

2. Se é numa Locução Clåssica / Institucional: Estilo de locução em que o foco é a credibilidade.

Costuma ser usado em peças publicitĂĄrias, institucionais, corporativas, e-learning, treinamentos, conteĂșdos educativos ou acadĂȘmicos, campanhas polĂ­ticas, documentĂĄrios, games, esperas telefĂŽnicas e URAs, entre outras aplicaçÔes.

3. Se é numa Locução Coloquial / Natural: Estilo de locução próximo a uma conversa para criar empatia e proximidade com o ouvinte.

Pode ser empregado em peças publicitĂĄrias, institucionais, corporativas, e-learning, treinamentos, conteĂșdos educativos ou acadĂȘmicos, campanhas polĂ­ticas, podcasts, documentĂĄrios, games, esperas telefĂŽnicas, URAs e audiobooks entre outras aplicaçÔes.

4. Se uma Locução Caricata: Estilo de Locução em que se Realiza ImitaçÔes e Tipos Críticos, Personagens e Caricaturas Vocais.

Costuma ser usado em peças publicitĂĄrias, conteĂșdos educativos, campanhas polĂ­ticas, Podcasts e games, entre outras aplicaçÔes.

5. Se é uma Locução Promocional: Estilo de locução típico de açÔes promocionais, chamadas, vinhetas, teases e promos de programas de rådio, TV ou internet.

E Por ai vai…

Então nós temos diversos tipos de Locução, ao qual seu perfil vocal pode se dar melhor.

EntĂŁo o legal Ă© vocĂȘ entender esse mercado, saber onde vocĂȘ pode atuar melhor, onde vocĂȘ tem mais potencial mesmo para atuar, e vocĂȘ vai conseguir atender aquela demanda com muita QUALIDADE.

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Então estuda bastante o mercado, assista bastante comercial de TV, no cinema, preste bastante atenção nos comerciais que passam antes dos filmes

Veja como estĂĄ sendo feito, como os locutores estĂŁo falando, e principalmente como eles estĂŁo interpretando.

A SEGUNDA DICA É…

2. Pratique preços médios na Locução

Uma frase bem importante para vocĂȘ colocar na sua cabeça…

QUEM VEM POR PREÇO, VAI EMBORA POR PREÇO!

đŸ˜©Ahh! Mas eu estou começando, como eu vou cobrar igual ao pessoal que jĂĄ estĂĄ no mercado a muito tempo?

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O que eu sugiro que vocĂȘ faça, Ă© no estudo que vocĂȘ fizer para entender o mercado, entenda tambĂ©m qual Ă© o preço mĂ©dio que estĂĄ sendo praticado.

EntĂŁo o que vocĂȘ pode estar fazendo?

Liga para uma agencia de publicidade, liga para uma produtora de ĂĄudio, para um estĂșdio, para uma produtora de vĂ­deo

Enfim, veja quais são os preços praticados.

💰 E os valores que forem apontados, faça uma mĂ©dia, e cobre Ă  partir destes valores.

NĂŁo Ă© porque vocĂȘ estĂĄ começando, que vocĂȘ deve cobrar um valor lĂĄ embaixo para poder atender ao mercado.

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Se vocĂȘ estiver pelo menos dentro da mĂ©dia, vocĂȘ vai conseguir atender bem, estarĂĄ aplicando valores interessantes no mercado, atĂ© para nĂŁo desvalorizar a classe

E dentro de um preço mĂ©dio, Ă© interessante vocĂȘ conseguir ingressar no mercado.

Leia Também: Como eu precifico o meu trabalho de locução?

E quando vocĂȘ vai sentir o momento de entrar de vez com os preços praticados no mercado?

Quando vocĂȘ estiver realizado um bom nĂșmero de trabalhos, e o mercado jĂĄ te conhecer, jĂĄ saber quem Ă© vocĂȘ, o seu perfil vocal, jĂĄ saber o tipo de mĂ­dia vocĂȘ pode gravar, e etc…

E PARA ISSO NÓS VAMOS PARA A TERCEIRA DICA

3. Tenha uma demo de Locução

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Todo locutor sabe muito bem a importĂąncia que tem uma DEMO.

Se vocĂȘ Ă© locutor, e nĂŁo tem uma demo muito bem construĂ­da, tem alguma coisa errada ai, certo?

O que vocĂȘ acha interessante ter numa demo?

Pegar aqueles 8 minutos de gravação que vocĂȘ fez para um E-learning por exemplo e mandar para um cliente?

Pegar aqueles 3 minutos de um vĂ­deo institucional que vocĂȘ gravou, e mandar para o cliente?

Não, esse não é o correto, esqueça isso!

O legal mesmo Ă© vocĂȘ fazer um DEMO REEL, que nada mais Ă©, um demonstrativo dos seus trabalhos.

O interessante é que esse demo reel, tenha mais ou menos, 1 minuto e meio, até 2 minutos no måximo.

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Dentro desse tempo vocĂȘ coloca pedaços de diversos trabalhos que vocĂȘ jĂĄ executou.

Dentro de 2 minutos por exemplo, vocĂȘ pode colocar 20 segundos de cada trabalho que vocĂȘ jĂĄ executou.

EXEMPLO: DEMOREEL EM VÍDEO CLIQUE AQUI

EXEMPLO DEMOREEL EM ÁUDIO CLIQUE AQUI

E o mais interessante ainda, Ă© que vocĂȘ coloque trabalhos diferentes.

Para que agĂȘncias, o cliente, o produtor, ou seja, a produtora que vai te contratar, tenha noção do seu trabalho

AtĂ© onde eles conseguem chegar com vocĂȘ, pra que ele conheça a versatilidade do seu trabalho.

Saiba o que Ă© uma demoreel Nesse link

Saiba Também: Como montar uma DEMO de locução?

EntĂŁo crie um bom demo reel, escolha aqueles trabalhos mais legais que vocĂȘ fez, e coloque ai dentro desses dois minutos, que vai ficar super legal.

A QUARTA DICA É…

4. Como divulgar o seu trabalho de Locução

Depois que vocĂȘ criou o demo reel, vocĂȘ tem que distribuir esse material, para agĂȘncias, produtoras, e diversos outros tipos de clientes que possa querer atender

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E como vocĂȘ pensa em fazer isso?

Entrar num site de uma agĂȘncia, ou produtora, e catar aquele e-mail que estĂĄ ali no site e enviar?

SerĂĄ que vai chegar, serĂĄ que nĂŁo vai cair no Spam?

Veja Também: Os 5 Aplicativos que todo Comunicador tem que ter

Eu acredito que a melhor maneira, Ă© que vocĂȘ ligue para essa produtora ou agĂȘncia, e pergunte pelo responsĂĄvel do Casting ArtĂ­stico.

Ou simplesmente diga: “Sou locutor (a), gostaria de disponibilizar a minha demo, para quem devo encaminhar?”

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Ai vocĂȘ vai ter um direcionamento exato, Ă© um tiro certeiro na pessoa certa. Pode ser que essa pessoa nĂŁo te responda, mas pelo menos caiu no e-mail do setor certo.

O interessante mais ainda, Ă© que depois vocĂȘ ligue novamente confirmando o e-mail enviado.

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Pode acontecer da pessoa nĂŁo receber, ou entĂŁo receber, e dessa forma, vocĂȘ faz com que a pessoa tenha curiosidade em ver o seu material.

E o mais importante Ă© vocĂȘ ficar cadastrado no banco de dados deles, e se surgir algo no seu perfil, eles vĂŁo te chamar.

E o mais interessante ainda Ă© criar um diferencial

E o que seria esse diferencial na Locução?

Como Ter Sucesso Na Locucao Publicitaria PortfĂłlio

Podem ser mil coisas… o importante Ă© que vocĂȘ desperte a sua criatividade. Crie coisas interessantes, coisas inovadoras…

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Um exemplo muito legal, e ao mesmo tempo criativo, e que vocĂȘ pode estar utilizando, Ă© fazer um case com seus trabalhos (KIT DE VOZ) num pendrive.

Porque as vezes vocĂȘ mandar e-mail sem indicaçÔes de amigos, ou as vezes sĂł pegando e-mail pelo site, nem sempre funciona.

Pode até funcionar, mas em pequena escala.

EntĂŁo surgiu uma ideia, e que vocĂȘ meu caro locutor, pode estar utilizando

Criar um pendrive com sua marca, na verdade Ă© um cartĂŁo de visitas com todos os seus dados, contatos, e o seu demo reel junto.

Veja TambĂ©m: Principais cuidados que vocĂȘ precisa ter com a sua voz

Como Ter Sucesso Na Locucao Publicitaria CartĂŁo Pendrive

E nessa hora vocĂȘ nĂŁo pode errar, produza um portfĂłlio bem profissional mesmo para colocar nesse pendrive.

Uma ótima dica, é contratar um profissional que tenha acesso ao prédio da produtora, se for o porteiro desse prédio, melhor ainda, pois tem livre acesso e pode encaminhar o teu material.

Porque se vocĂȘ fosse pessoalmente levar esse material em cada agĂȘncia, pode ser que vocĂȘ poderia esbarrar nessa falta de tempo desse pessoal para lhe receber.

Leia TambĂ©m: Minha ExperiĂȘncia com a GrĂĄfica online 360 Imprimir

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Basta vocĂȘ usar a sua criatividade, ter o bom senso em investir na sua carreira.

Porque isso tem um investimento, vocĂȘ tem que pagar o material a ser impresso, contratar uma grĂĄfica, tem que criar o demo reel, colocar isso num pendrive

Enfim, uma maneira de como vocĂȘ deve abordar no mercado, como vocĂȘ deve chegar no seu cliente.

Chegue num modo inovador com um bom demo reel que isso serĂĄ um diferencial para vocĂȘ.

E a quinta dica, e não menos importante, talvez até a mais importante entre as cinco

5. Que vocĂȘ seja natural na Locução

Eu sempre falo isso, e repito milhÔes de vezes se for preciso, toda vezes que o assunto for locução, a gente tem que sempre abordar isso, NA-TU-RA-LI-DA-DE.

É super legal e normal ter um Ă­dolo, mas nĂŁo Ă© legal vocĂȘ querer imita-lo. VocĂȘ pode te-lo como referencia… Ă© diferente, uma referencia, e uma imitação.

Ahh! Mas o meu Ă­dolo deu certo, ele estourou, ele Ă© um grande sucesso, ele Ă© famoso, faz muitos trabalhos… đŸ€·â€â™‚ïž

Sabe porque ele conquistou tudo isso?

Porque ele sempre foi natural, ele explorou os potenciais da voz que ele tem.

que Ă© exatamente a mesma coisa que vocĂȘ tem que fazer. Um dos maiores diferencias que vocĂȘ tem Ă© a sua voz, entĂŁo nada melhor que vocĂȘ usa-la como seu beneficio.

A sua voz Ă© Ășnica, sĂł vocĂȘ tem essa voz, sĂł vocĂȘ tem esse jeito de interpretar. EntĂŁo explore isso, muito mesmo…

Leia esse artigo: 5 dicas importantes: Como ser um locutor de Sucesso

Agora querer imitar o seu Ă­dolo, pode levar vocĂȘ ao ridĂ­culo, sem exageros, Vamos supor que eu seja um grande fĂŁ do Locutor Jorgeh Ramos

NĂŁo que eu nĂŁo seja, mas vamos supor que eu seja um master fĂŁ do cara.

Infelizmente ele faleceu em 2014, e deixou um legado de locução publicitåria enorme.

Fez inclusive diversos traillers para o cinema, chegou a fazer mais de 10 mil traillers, e marcou os trailler no Brasil.

Quem nunca ouviu a voz do Locutor Jorgeh Ramos num Trailler?

Eu tenho muita certeza e segurança para lhe dizer, que se vocĂȘ usar a sua naturalidade, vocĂȘ vai conseguir navegar num mercado muito maior.

Explore o maior recurso que vocĂȘ tem como locutor (a) Ă© a sua voz Ășnica.

EntĂŁo Ă© isso locutores do meu Brasil varonil , foram as 5 dicas que te deram um norte para que vocĂȘ possa conquistar o mercado de locução publicitĂĄria de uma forma muito melhor

Consiga conquistar bons clientes, consiga entrar de vez no mercado publicitĂĄrio e consiga ganhar bastante dinheiro, ficar famoso quem sabe, e dar muito certo, Ă© isso que eu espero pra vocĂȘ!

Grande abraço, e até o próximo artigo!


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Sobre o Autor

Wallace Fernandes
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Apaixonado por tudo que envolve o mecanismo da voz, criei esse site para disponibilizar alĂ©m dos meus serviços, tambĂ©m poder influenciar outras pessoas com conteĂșdos relacionados ao Marketing Digital.