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Como eu precifico o meu trabalho de locução?

Aqui vão algumas dicas especiais para você ter uma base na hora de cobrar por algum serviço na área da voz.

Como Eu Precifico A Locucao Img Destaque 1 1 3

Neste Post você verá:

  • Como colocar Preço na Locução
  • Como Precificar de forma consciente
  • Qual Segmento de atuação
  • Onde será a veiculação
  • Abrangência do mercado
  • Por quanto tempo vai veicular o anúncio?

Saiba como cobrar um valor justo pelo seu trabalho de locução, e assim ambos ficarem satisfeitos.

Como colocar preço na minha locução?

Depende do segmento que a gente tá falando, existem vários seguimentos que você pode atuar como locutor ou comunicador.

Veja alguns exemplos abaixo:

  1. Locução para rádios
  2. Locução para voz em televisão
  3. Locução para EAD ( Ensino a distancia )
  4. Locução para áudio book
  5. Locução para sistemas
  6. Locução para anúncios em carro de som
  7. Locutor de Porta de loja
A locução é um mercado bem disputado, mas também é bem amplo

Mas vamos escolher aqui um segmento desses pra gente conversar. vamos escolher o seguimento Publicitário e de locução para a TV.

Então isso já é uma pergunta, a pergunta que você tem que se fazer para precificar o seu trabalho.

VEJA TAMBÉM:

Como precificar de forma consciente a sua locução?

Como Eu Precifico A Locucao

#1 – Que segmento da Locução estou trabalhando?

Aonde a minha voz vai ser usada!? Ahhh! “Ela será usada para um comercial de Televisão!“

Beleza! É um comercial só, ou vai ter uma reutilização da mesma gravação em outras peças, para 30′, 15′, ou 5′ segundos?

Bom, isso já são perguntas! Porque você não está falando de uma peça só. Você está falando de 1 (uma) gravação que ela vai ser reutilizada em várias peças.

Ai você vai ter que cobrar compativelmente com o número de peças que serão utilizadas pra fazer a veiculação na televisão.

Como Eu Precifico O Meu Trabalho De Locução Duvidas

#2 – Qual é a praça que vai veicular minha locução?

Essa é outra pergunta que você pode fazer

É uma veiculação regional, numa cidade só, é uma veiculação estadual é o estado inteiro, ou será uma veiculação nacional?

Isso é importantíssimo, se for uma TV aberta, veiculação nacional, a gente tá falando de uma visualização muito grande desse comercial.

E um publico muito maior vai ser atingido, então existe um desgaste maior na sua voz, na utilização da sua voz.

Ela será utilizada de uma forma muito mais abrangente.

Como Eu Precifico A Locucao 00

#3 – Qual a abrangência do mercado?

Se você tá falando de uma cidade. Qual é o tamanho dessa cidade, ou desse estado?

Se falar-mos da cidade de São Paulo que tem aproximadamente 20 milhões de pessoas

Então a possibilidade de visualização desse comercial é muito maior do que numa região pequena.

Por isso a utilização da voz no eixo Rio-São Paulo, ou nacional, são considerados praticamente iguais.

Porque a visualização que vai ter esse comercial, o grande público de consumo está na região sudeste.

Então é considerado uma veiculação nacional, quando a gente fala em estado de São Paulo, ou eixo Rio-São Paulo.

#4 – Por quanto tempo vai ser veiculado esse comercial?

4 – Por quanto tempo vai ser veiculado esse comercial?
É por um dia, uma semana, um mês, um ano? Isso faz uma diferença total, você pode partir de um valor de 1 ano e ir diminuindo, ou de 6 meses.

Antigamente a gente utilizava o parâmetro de 6 meses e a reutilização pra mais 6 meses, a reutilização do material era feita de 6 em 6 meses.

Hoje o mercado já está trabalhando com 1 ano direto, com 1 ano para mais.

Então você tem que pensar que a sua voz vai estar vinculada na imagem daquele produto por aquele tempo determinado

E que um concorrente, ou aquele produto similar talvez não queira você mais como locutor.

A sua voz está presa naquele produto X, e se tiver muita visualização ela pode ficar marcada

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E mesmo que não seja do mesmo segmento, outros produtos ou marca podem não querer a sua voz, porque ela já ficou marcada.

Então por mais que não tenha um contrato de exclusividade, você tem que pensar muito bem.

Qual é a possibilidade desse cliente, qual é o tamanho desse cliente, qual a projeção que vai ter esse trabalho no mercado?

Essas são perguntas básicas que você tem que fazer quando vai orçar uma locução comercial

Ai tem outros segmentos que podemos discutir em um próximo conteúdo.

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Sobre o Autor

Wallace Fernandes
Wallace Fernandes

Wallace Fernandes é radialista formado pelo Senac/Rj, é locutor comercial, ator, apaixonado por dublagem, e amante de tecnologia. Hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais aqui no blog. Um Geminiano (com ascendente em aries!), determinado, movido a desafios e apaixonado por comunicação.

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